Do alto da Serra de Martins ela se destaca no cenário pelo brilho acinzentado das pedras que formam essa montanha de mármore. De perto ela impressiona.
A falta de sensibilidade de alguns visitantes, aliada a falta de fiscalização e acompanhamento ambiental na área, prejudica e muito esse ecossistema. A grande quantidade de pichações na caverna é revoltante.
Localizada a 27 km de Martins e situada num pequeno vale da Fazenda Trincheiras, a “Casa de Pedra” é formada por rochas antigas que foram cristalizadas por um afloramento marítimo de calcário, do período pré-cambriano. Catalogada pela Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais, é a segunda maior caverna do Brasil em mármore e a maior do estado em volume interno. Nela, foram feitas escavações, descobrindo-se muitas ferramentas líticas e em seu entorno foram encontrados ossos humanos atribuídos a indígenas pré-colombianos.
A Casa de Pedra, possui um importante potencial arqueológico e histórico. A caverna, acima do nível do solo, tem aproximadamente 120 metros de altura por 110 de comprimento. Sua sala principal mede 12 metros de largura por 18 de comprimento. O teto alcança mais de 10 metros de altura e dele se desprende várias estalactites.
No salão principal da caverna pode ser observado um requintado conjunto de estalactites e estalagmites, formados por pingos d’água a milhões de anos. No centro do salão, chama a atenção, uma enorme coluna de estalagmite.
Formações de estalactites são também visíveis nas paredes laterais, onde elas se apresentam, às vezes, com figurações curiosas.
(Notas preliminares sobre o Sítio Pré-histórico da Casa de Pedra Município de Martins/RN – Prof.Armand François Gaston Laroche – Coleção Mossoroense – 1988)
↧
CASA DE PEDRA, MARTINS/RN
↧